Powered By Blogger

Páginas

curvas, retas e esquinas

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Espelhos horizontais © Copyright


Fui visitar a lua fria, nos longínquos estelares. Anjos voaram ante minha face, no meu viajar lisérgico pelos mares desses ares. Vi os que vivem fora do mundo e quase sempre, os abaixo das nuvens repletas de suas singelas chuvas ou tempestades. E vi subirem o revoar saudável ou insano, das afiadas e, não menos, belas plumagens. Voejavam ao senhor das sublimidades.

Toquei o orvalho bem antes de cair sobre mim! Voei nas chuvas, rumo as flores de todos os lares.  Subi com as preces que diziam tudo sobre mim, e ai de mim, sem meus ombros;  poleiros das asas claras, dos seres espetaculares. O mundo abaixo brilhava suas luzes ao redor de suas estradas do acaso. Acaso seria eu, um dos ventos a tocar as coisas infinitas ou seculares?!

Ai de mim nesse chão de espelhos, por onde vejo a lua e a noite com seus pingos de claridade. Por onde os caminhos da face encontram os joelhos, num tino de sossego, todo revestido de prece da humildade. Nas poças d'águas entrei e viajei para o além daquele refletido caminho imaginado. A lua deitada sob mim vigiava aquele meu sonho; eu delirante e acordado.





by betonicou


Arte:Marina Czajkowska


43 comentários:

  1. Beto, gosto sobremodo da sua prosa poética, da sua imensa criatividade, da correção dos seus textos...
    Este sonho fantástico está muito especial...
    Andei consigo a passear por lugares que nunca imaginei conhecer. Uma viagem encantadora.

    Fiquei contente com a sua visita, mas não apanhou o meu 'link'. Eu não tenho o G+ atualizado. Coloque no ''motor de busca'' do Google
    A Vivenciar a Vida blog - Majo Dutra

    Gostava de saber se aprecia o espectáculo da minha última postagem.

    Um fim de semana muito agradável dedicado aos doces encantos do lar.
    Saudações cordiais.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Majo. Obrigado por ter se aproximado, e então nos atar nessa amizade. Grado pela gentileza de comentar e por viajar nesses meus caminhos. Feliz continuação de semana. Grande beijo.

      Excluir
  2. Você viaja o mundo voando olhando para a lua distante Você ama os outros Você nunca julga que você é uma estrela brilhante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mucha. Todos somos estrelas nesse universo. Alguns brilham mais e outros menos.todos somos importantes. Grato por ter vindo. Grande beijo.

      Excluir
  3. Beto, ajude-me que eu estou confusa...
    Di-lhe parabéns num 'post' com vinte assinaturas e não o encontro...
    Tudo de bom.
    Abraço
    ~~~

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo,Beto. Parecia ver a cena! ADOREI! Perfeita inspiração e poesia! abraços, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica! Obrigado minha querida. Feliz continuação de semana. Grande beijo.

      Excluir
  5. OI Beto,
    O seu poetar é de uma singeleza
    que consigo voar nos teus somhos.
    Que lindo. Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bandys! Que bom que voa nas minhas linhas de escrita poetisa. Obrigado pelo carinho. Grande beijo.

      Excluir
  6. ¡Hola Beto!

    Que viaje errático tan maravilloso hiciste más allá de las nubes donde las cosas se ven de otra manera dimensionada e imaginada, te felicito por ese talento y talante donde la prosa poética coge rumbo a las estrellas.
    Un sueño somático que deleita los sentidos con esas cosas seculares en un suelo de espejos… Un texto plagado de metáforas directas a esa luna que a pesar de la humildad, se acuesta solo en ti, viaja en tu sueño y todo lo alumbra…

    Ha sido muy placentero leer tu exquisita prosa, escribes genial tus letras enamoran, Beto.

    Te dejo mi inmensa gratitud y mi gran estima.
    Un beso y se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina. Que comentário rico, minha querida. Obrigado pelo carinho que nos tem proporcionado. Também gosto muito de viajar em seus lindos poemas. Grande beijo.

      Excluir
  7. Beto, entiendo perfectamente tus comentarios, no tienes que traducir, y si no entiendo alguna letra, intuyo lo que quiere decir.

    Gracias, hasta otro momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina. Bom saber minha querida. o tradutor nos prega peças. Grande beijo.

      Excluir
  8. Grande conterrâneo cada vez que o leio faço uma viagem. Sua habilidade incrível nos leva a criar imagens, lugares e cores que vão compondo uma linda tela onde adentramos e somos personagens. É inspirador e adentrei outro dia numa viagem sua amigo e breve postarei em sua homenagem.
    Uma semana maravilhosa Santa de Santa Luzia.
    Abraços de paz amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Toninho. Que bom, meu querido conterrâneo de Minas. Fico feliz em saber que lhe proporciono essas viagens. Aguardo ansioso por seu escrito. grande abraço.

      Excluir
  9. Fiquei imaginando a lua me guiando pelos lugares jamais imaginados por mim, foi essa sensação que me trouxe ao ler o seu lindo transcritos.
    Bjs Beto

    ResponderExcluir
  10. Oi Rute. Bom saber que a imaginação se fez presente. Obrigado pelo carinho de ter vindo. beijos.

    ResponderExcluir
  11. Beto,
    Eu amo ler e viajar.
    Nos seus textos eu
    primeiro paro na imagem
    e fico um tempo "viajando".
    Só depois embarco no teto.
    Adorei ler e reler aqui.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cátia! Gosto demais de você por aqui lendo e avaliando. Obrigado minha querida , por embarcar nessa minha nau do tempo. Gr
      ande beijo.

      Excluir
  12. Ai de quem não tem essa capacidade de, vez ou outra, sair da realidade deste mundo carregado de charcos, pântanos e muitos precipícios e deixar que o seu pensamento voe, leve, livre e solto por entre as estrelas, tocando a lua e, confortavelmente sentado na fofura de uma nuvem, olhe com carinho para os que estão em baixo, para aqueles que, aflitos, correm de um lado para o outro tentando calcar o chão que lhes foi dado pela vida e caminhar em frente, sabendo que a qualquer momento uma " poça d´água " pode afundar-lhes os pés ou uma chuva torrencial enlamear por completo o caminho. São como benção de anjos azuis estas viagens, Beto; aquietam a alma, dando-lhe a serenidade necessária para percorrer o caminho que a vida nos foi traçando, mas, amigo, sou realista, não sou poeta e não me sinto capaz de viagens fantásticas e belas como esta tua; no entanto, tenho sempre a oportunidade de pedir boleia ( carona )a uma destas tuas metáforas e, nelas empoleirada lá vou eu, feito ave de asas douradas, ver as estrelas de perto e, se possivel tocar numa delas e pedir- lhe que deixe o seu brilho cair, abundante, para que assim a " claridade" volte aos caminhos do homem tornando-o mais humilde, mais respeitador, mais cidadão do mundo. Virei aqui sempre, amigo, mesmo que às vezes pareça ter sumido. Ando aqui, no meu chão e muito atenta, pé ante pé, para que não caia precipicio abaixo. A poesia faz falta, amigo e aqui encontro-a, sempre muito mágica. Obrigada
    Beijinhos

    PS - Amanhã Beto, chega o meu irmão e já já nascerá a minha netinha; não sei quando conseguirei voltar " a tocar a lua e ver as estrelas de perto ", mas sempre que possivel, aqui estarei.

    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emilia! Minha querida compreendo perfeitamente toda essa correria do cotidiano. Eu mesmo custo a postar, por ter que dar atenção à varias coisas, e as vezes falta tempo. Obrigado por embarcar nessa minha viagem! Grande beijo.

      Excluir
  13. mais um magnífico texto, que é prosa poética da melhor. Gostei imenso, parabéns.
    Caro Beto, continuação de boa semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaime! Obrigado poeta. vindo de você é um grande elogio. Grande abraço. Feliz semana.

      Excluir
  14. Boa noite Beto,
    Dizer mais o que sobre a beleza da sua imaginação, uma composição fascinante, entre flores, lua, estrelas e metáforas que me fez viajar. Parabéns pela iluminada inspiração.
    Agradecida pelas gentis palavras alusivas à minha pessoa deixadas em blog.

    Votos de um feliz amanhecer.

    Bjss@!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diná! Obrigado pelo carinho. Sempre me fascina com seus belos escritos. Grande beijo. feliz semana.

      Excluir
  15. Olá, Beto
    Regressei de férias e, aos poucos, de acordo com as possibilidades de tempo, irei visitando e assim agradecendo, a todos que me visitaram na minha ausência, o que faço seguindo a ordem cronológica dos comentários.
    Obrigada!

    Um sonho repleto de poesia e beleza, que nos induz a acompanhar-te nesses voejares.
    É sempre um grande prazer ler-te, mas agora, depois desta tão longa ausência, soube-me ainda melhor.

    RE: De facto, escrever um livro é das coisas mais prazerosas para quem gosta de escrever (como é o meu... e o teu caso).
    Eu publiquei dois livros. Este que estou escrevendo é o terceiro, embora tenha um outro praticamente pronto e outro em "hibernação" :)))
    Publicar é bastante dispendioso e os autores novos não vendem assim tanto que cubra as despesas... :)))
    Para quando a publicação do teu?

    Aguardo-te no próximo dia 1 para mais um episódio do "Segredos".

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariazita! Bom tirar ferias, vez ou outra. Precisamos de ócio para por a vida em seus devidos eixos. Estou com intenção de publicar até dezembro, se Deus quiser. Estou terminando o terceiro da trilogia, e tenho outro já pronto, mas resolvi reedita-lo. No aguardo do seu próximo capitulo. Grande beijo. Obrigado pela carinhosa visita.

      Excluir
  16. Olá, Beto! No momento em que nos encontramos, num país conturbado, como é bom fugir da realidade e ler essa tua linda prosa com flores, estrelas, a lua, nuvens! Saí do país e viajei com você. É sempre muito bom.
    Um dia o mundo brilhará novamente, precisamos acreditar!
    Beijo, querido amigo, uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais! Esse pais precisa voltar do zero. Enquanto não acontece vamos sonhando um outra realidade...Obrigado pelo carinho. Grande beijo. Feliz semana!

      Excluir
  17. Boa tarde poeta!
    Tudo bem amigo querido, salve salve vice!
    Gostei muito dessa imagem. Eu adoro a arte da Marina czajkowska. Texto maravilhoso, lindamente escrito. Uma bela inpiração.
    Um beijo, um sorriso e ótima semana amigo!
    Escrevinhados da Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Smareis! Que bom sua presença , como sempre minha querida. Obrigado pelo carinho reciproco! Grande beijo.

      Excluir
  18. OI BETO!
    UMA VIAGEM POR LUGARES ENCANTADOS, REPLETOS DE FLORES, PASSEANDO DE MÃOS DADAS COM A LUA, SAÍDA DE TUA MENTE BRILHANTE E POÉTICA.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilani! Bom te-la como acompanhante nesse viagem. Gosto muito de você por aqui! Grande beijo.

      Excluir
  19. ¡Hola Beto!

    Después de releer de nuevo esta deliciosa prosa que entre metáforas lindas, nos habla de los problemas que existen y que son difíciles de erradicar, no es sólo un país ni el tuyo ni el mío; es el mundo entero corrompido de eso precisamente, de corruptos.
    Pero bueno, no dejemos escapar ese pizco de esperanza.

    Es un privilegio volver a leerte, amigo, esperando un nuevo post.

    Te dejo mi inmensa gratitud y mi gran estima.
    Un beso y se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marina!Hola! É um imenso privilégio para mim ter você como leitora.Daqui a pouco teremos nova postagem. Grande beijo , simpaticíssima.

      Excluir
  20. Passando para desejar um
    feliz domingo e inicio de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Beto!
    "As preces diziam tudo de mim."
    Que precioso verso onde no contexto geral do que escreve eu recortei para degustar com a calma que merece o cenário de tão belo texto poético.
    Tocar o orvalho antes dele cair é uma honra e privilégio dos deuses.
    que lindo!
    Deus o abençoe muito!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  22. Dias primaveris alegres, tranquilos e inspirados...
    Hoje tenho ''festinha'' no meu blogue...
    Abraço, Amigo.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  23. Uma boa semana amigo e espero que esteja tudo sob controle em sua vida e familiares.
    Hoje postei em sua homenagem.
    Abraços de paz e luz em seus dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei toninho, meu conterrâneo!Vamos tentando estar no controle, em meio a essa bagunça nacional, meu amigo. Gostei imenso de sua homenagem, e saiba que esse carinho e respeito são recíprocos. Grande abraço e paz, para toda sua família. em

      Excluir
  24. Hola guapo Adoro tus momentos salidos de tus letras de artista del sentimiento Abrazo va

    ResponderExcluir
  25. Beto, se me perguntassem o que eu queria ser em outra oportunidade de vida, responderia: o vento, ou como você disse, 'um dos ventos'.

    ResponderExcluir

people of the world comment if to like… important for the development of this work…