Powered By Blogger

Páginas

curvas, retas e esquinas

domingo, 16 de dezembro de 2018

leveza,leveza © Copyright


Quero andar no caminho e chegar às margens de um rio limpinho. Sempre procurar uma flor para plantar nos meus sertões em desalinho. Quero ouvir uma canção bem singela e ouvir o gorjeio de tônicas leves de passarinhos. Ter alma leve e dançar nos terreiros de ribeirinhos; numa vida tão singela, onde desabrocham as flores e frutos dos espinhos. Voar o voo dos pardais e viver a vida simples, dos calmos moradores de quintais. Quero esperar para os meus caminhos os sinais. Quero andar sossegado nessas margens, onde encosto meus rios. Deixar para trás a poeira de todos meus desafios. Quero a música leve dos habitantes dos matagais. Quero sentir a emoção dos sons singelos e orquestrais. Quero sentir sempre o cheiro do frescor de todas as manhãs! Sabor, café, canela, os pingos de orvalho nas hortelãs. Sempre chego sonambulo nesse sonho que verte as águas do meu rio. Sempre me entrego às cores deste meu mundo real e, às vezes, fictício. Quero abrir os olhos e visualizar a beleza aberta das frutas das romãs. Eu quero os pensamentos singelos e a conversa descomplicada fora do leito dos divãs. E se acaso retornar aos rios caudalosos e perigosos dos temporais: eu quero o cheiro singelo e doce das flores lindas das maçãs. Quero acordar-me por inteiro, com o cheiro de terra molhada, com o perfume doce dos lindos roseirais. Querer o sabor doce das frutas, da leveza das avelãs! Ser singelo e sereno no olhar de minhas duas estrelas irmãs.
by Betonicou



 Arte:judith clay



Desejo a todos os meus amigos, muita leveza e um feliz natal!




17 comentários:

  1. Que lindo! Quecteus desejos expressos sejam alcançados e que o Natal seja brilhante e com tudo que desejares! Abracos,chica

    ResponderExcluir
  2. Gostei sobremodo de ler a sua prosa poética. como se estivesse a ler desejos meus que eu não tive coragem, nem engenho de formular...
    Uma constatação das muitas afinidades que partilhamos.
    Quero ler o seu livro e estou admirada por não o ter apresentado neste espaço, como fazem os amigos comuns que publicam obras.
    Também precisamos de saber como adquirir.
    Imagino que não poderá passar o Natal com a simplicidade e pureza descritas no texto, os filhos terão outros planos... Ainda assim, desejo-lhe um Natal o mais plácido, genuíno e introvertido possível, rodeado de muito amor e ternura.
    Estou em recesso, volto a 20 para publicar um postal.
    Um carinhoso abraço, Amigo.
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  3. Tanto tiempo sin leerte y disfrutar de la maravilla que escribes. Eres pasional como a mi me gusta, y tus versos tienen fuego calma y sentimientos. Me encanta tu visita una abrazo inmenso desde mi tierra bendita

    ResponderExcluir
  4. Betinho, que encanto a sua engenhosidade com as palavras. Sempre serei um admirador da forma como costura os sentimentos. Gostei da paisagem bucólica, do cheiro de clorofila e você.

    Abraços
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2018/12/idilico.html

    ResponderExcluir
  5. Me uno a tus bellos deseos de paz, libertad y amor.
    Una vez más tengo que agradecer las palabras de apoyo que has dejado en mi espacio.
    Confío en que el tiempo hará el milagro de sedimentar la pena y que, poco a poco, todo vuelva a la normalidad.
    También yo te deseo un BUEN NATAL con mis cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  6. Ola Beto,
    Seus escritos são verdadeiros
    poemas de doçuras e levezas.
    "Quero acordar-me por inteiro,com cheiro de terra molhada...
    Isso é lindo demais!

    É tempo de união, paz e reflexão...
    É tempo de acreditar e transformar o mundo
    um lugar onde todos os nossos sonhos se tornem realidade.
    Desejo a você um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de levezas e doçuras com muita paz na alma.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, querido amigo, eu também quero uma vida assim, quero abraçar as prioridades e o resto descartar! É a minha meta para 2019, mais nada. O principal é a vida, feliz, calma sem rolos ou discussões neuróticas para provar não sei o quê! Como é bom quando se pega a verdadeira razão das coisas!
    E para você desejo um Natal lindo e um ano calmo e poético como esse belo texto!
    Beijo, amigo, parabéns sempre! É muito bom vir aqui.

    ResponderExcluir
  8. Demorei a chegar, Beto, mas, finalmente , dobrei as esquinas certas e achei as margens lindas deste rio calmo que faz o seu percurso devagar, para não perder de vista uma única florzinha campestre e o encanto dos pardais voando daqui para ali, debicando o que lhes aparece pela frente para conseguirem forças para maiores voos. Uma vida simples, Beto, é o que todo o ser humanno deveria ambicionar e nāo esta correria absurda para tercada vez mais, mais e mais; infelizmente só damos valor a essa leveza, a esse encanto de natureza, a essa paz, quando a saúde nos falta e a incapacidade de continuar a correr nos é tirada, mas aī, amigo, já o tempo passou e o que nos resta já será muito pouco para recomeçar de uma maneira totalmente diferente. Mas, é Natal, época festiva onde os exageros são cometidos em todos os sentidos, mas também deve ser um tempo de reflexão e de promessa de uma mudança no nosso estilo de vida e também na maneira como nos relacionamos com os outros. E tempo de reunião familiar , de harmonia entre todos e de solidariedade. Façamos os possiveis para que este sentimento continue por todos os outros dias do ano e a ti, querido amigo, desejo que assim seja e que consigas trazer para a tua vida toda a leveza que aqui desccreves; espero, sinceramente , que contigo estejam sempre presentes a saúde, o amor, amizade e muita paz. Para o Natal, deixo-te um grande abraço e amarrados a ele com um laço dourado vão o agradecimento por todo o cainho que me tens dado e a certeza da minha sincera amizade. Que o Natal seja o que dele mais desejares. Obrigada, Amigo!
    Emilia

    ResponderExcluir
  9. ¡Hola Beto! ¡Muy buenos días, que delicia leerte, amigo!
    Es inmensamente exquisita esta bellísima prosa poética y anhelosa que deseo la veas realizada, que este 2019 te sea muy venturoso y se hagan realidad todos esos sueños bellos que te acompañan.

    Gracias por tu generosa amistad en todo este tiempo, esperando que se pueda seguir en adelante, ha sido siempre un inmenso placer pasar a leerte, donde se respira esa prosa que enamora.
    Te dejo un abrazo largo y fraterno llenito de todo lo bueno del mundo para ti y tu familia.
    Te deseo unas felices fiestas navideñas, que estén llenas de salud y amor, lo más llega solo.
    Hasta otro momento si Dios quiere.

    ResponderExcluir
  10. Oi poeta!
    Um abraço. E sempre bom retornar ao seu blog e deixar a mente voar com seus singelos e belos versos. Um feliz natal e um novo ano cheio de realizações!!!

    ResponderExcluir
  11. 'Um Natal Feliz' no 'A Vivenciar a Vida'.

    Abraço, Beto.
    ~~~

    ResponderExcluir
  12. Depois de caminhar por todos esses lugares que amo, lembrei Manuel de Barros que tanto admiro. muito belo
    E desejo nessa leveza, a alegria de um Natal Feliz ou se quiser, Festas Felizes!
    Bji

    ResponderExcluir
  13. OI BETO!
    FOI LINDO NAVEGAR NESTE TEU RIO, NO QUAL OS DESAFIOS SE TRANSFORMAM EM POESIA.
    FELIZ NATAL AMIGO.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu também quero tudo isso...
    Parabéns pelo texto, prosa poética de excelência.
    Caro Beto, bom fim de semana, com os meus votos de um Feliz Natal, que se prolongue por todo o próximo ano.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. ⭐ É nestes dias de natividade que surge a necessidade de expressar o amor que sentimos e, mais do que nunca, a Amizade surge como forma de Amor.
    Abraço, Amigo.
    ~~~

    ResponderExcluir
  16. Ojala pudiésemos meter el espiritud de navidad en jarros y abrir un jarro cada mes del año
    Feliz Navidad
    Lola

    ResponderExcluir
  17. Que seu olhar tenha sempre está leveza e suas mãos a delicadeza de fazer poesia, desarrumando o meu coração, batendo forte de pura emoção.

    ResponderExcluir

people of the world comment if to like… important for the development of this work…