Ontem foi um sopro de
vento que trouxe tudo num momento:
Guerras e loucuras,
juventude em movimento.
Ontem plantou a solidão
que o homem colhe da inocência.
Ontem gerou lembranças
e esperanças na inconsequência.
De todo o mistério, o
ontem fez o seu templo sagrado.
Fez das risadas e
gestos alegres as realidades que contemplo.
Fez das vozes soltas e
sinceras o ar sereno dos argumentos,
E o sol apontava para o
horizonte, onde o ontem se escondia, além do tempo.
Ontem criou recordações
nuas, para cobrir qualquer ausência.
Ontem era mistério que
se revelou na impaciência,
E a simplicidade
daquele vento que levantou as vestes, era o toque da minha mão.
Ontem era todo corpo
vestido da frágil e evolutiva juventude.
Ontem era o insensato,
no futuro, consciente da amplitude.
Ontem era as palavras
tolas ou as emoções inocentes, que todas as crianças são.
Ontem se encheu de
saudades. Era chuva na terra e seus aromas.
Ontem era as águas e os
temporais das cenas passageiras de ciúmes.
As gargalhadas soltas e
movidas pela inocência, era o ontem silenciando a voz dos meus queixumes.
Páginas
▼
Difícil é não ficar "grudado" nas suas palavras, brotos de sentimentos feitos em uníssona poesia.
ResponderExcluirDifícil é sair e deixar de ouvir o sino das suas memórias que batem também aqui. Difícil vencer a barreira das palavras e transformá-las em sabedoria e emoções como se fossem flores.
Fácil foi ler, sorrir e anuir!
Beijinho, Beto!
Oi Manuela! Que sensibilidade no comentário! Obrigado pela linda presença! Beijos
ExcluirÉ certo que a vida dá-nos motivos de " queixumes "e tanto dá agora, como deu ontem, como dará amanhã, se o tivermos; temos também razões para agradecimento pelas gargalhadas que damos, pelas chuvas, pelo cheiro a terra molhada, pelo perfume das flores; e é aqui que nos devemos concentrar, neste precioso momento que estamos a viver, deixando vir à nossa mente apenas aqueles instantes bonitos que o ontem nos deu e que adoçam o amargo de muitos que o hoje nos dá. O ontem ,com a diversidade de emoções que nos proporcionou construiu o que agora somos e pavimentou o caminho que trilhamos hoje com as saudades daquele tempo de " sinceros argumentos, de risadas inocentes , impacientes.
ResponderExcluirUm ontem cheio de poesia, amigo, que me levou a recordar o meu , sentindo ao ler-te um misto de alegria, de saudade e de muita nostalgia. Um ontem que já passou, mas que permanecerá comigo enquanto a vida o permitir. Tenho que te dar os parabéns, mas também agradecer-te muito. Um beijinho
Emilia
Emília! Emília!Aqui temos generosamente um resumo do texto, e vemos que a sensibilidade, nos visitou! Obrigado pela linda presença! Grande beijo!
ExcluirQue beleza de exploração de sentimentos que tanto nos envolvem com desvestem as emoções e assim viver da superação de velhos queixumes não nos cabem mais. Belíssimo trabalho amigo, com sua marca já indelével na literatura.
ResponderExcluirBravo poeta, saudações mineiras.
Oi Toninho! Obrigado pela preciosidade de suas palavras aqui derramadas... Faço delas minhas, em relação a você poeta! Grande abraço mineiro!
ExcluirOlá Beto! Boa noite, aliás, pela hora já é bom dia rsrs. Primavera quente por aqui, imagine o verão. Queremos chuva pra refrescar um pouco...
ResponderExcluirQue tragédia que aconteceu ai no seu Estado, do Vigia que ateou fogo em creche na cidade de Janaúba. Muito triste ver crianças inocentes morrer dessa forma. Um segurança que deveria proteger as crianças. Que Deus dê o consolo necessário a família das vitimas.
Muito lindo o texto. Assim é a vida, cheia de reminiscências...
Fiquei muito feliz em ver Manu, Emília e Toninho por aqui. São três pessoas incrível, com blog de qualidade. Grandes blogueiros.
Bom final de semana Beto. Um abraço apertadinho, e um beijo no coração.
Oi Smareis! Que triste episodio! Vamos orar pelas famílias , para que Deus lhes de o consolo....Obrigado ! Fiquei feliz e satisfeito em te-los por aqui, e que qualidade ! Pessoas simpaticíssimas, e de excelente teor cultural ... Grande abraço minha querida e beijos mil!Ótimo fim de semana!
ExcluirUm texto muito interessante.
ResponderExcluirTal como outros que li mais abaixo.
Bom fim de semana, caro Beto.
Abraço.
Jaime que prazer ! Fico feliz por sua presença e seu generoso comentário!Encaro, como aprovação de um grande poeta! Abração
ExcluirÁs vezes, apenas precisamos ter calma e paciência.
ResponderExcluirApenas por me chamar, por me dar um abraço quando me vê,
sorrir pra mim, são coisas pequenas...
Mas são as que realmente marcam..
Desejo de todo meu coração
um abençoado final de Domingo.
Uma semana de vitorias
Beijos no coração.
Evanir..
Oi Evanir! Que saudade desse nosso intercambio! Muita correria, e o mundo virtual perde um pouco nas prioridades....Obrigado pela gentil presença! Beijos
ExcluirBom dia Beto.
ResponderExcluirA sua sensibilidade e poemas sempre cheio de sentimentos é algo cativante. A vida da motivos de queixumes e também de agradecimento pelo dom da vida. Muitas vozes inocentes foi calada e vidas ceifadas em plena infância. Algo inexplicável e incompreendido. Mas só nós cabe orar por tantas vidas que segue destruídas. Seu poema me fez lembrar da tragédia ocorrida na creche e de como temos que reclama menos e agradecer mas. Meu amigo uma linda semana. Grande abraço.
Oi Mirtes! Infelizmente, essas coisas estão acontecendo pelo mundo afora...Temos que esperar e descansar em Deus! Obrigado por ter vindo minha querida. Beijos
ExcluirBeto, bom dia!
ResponderExcluirAcordar e ter como breakfast este maravilhoso poema não tem preço. Parafraseando Cazuza, "o poeta não morreu, foi ao inferno e voltou!!!!". Um forte abraço.
Ou Marcelo meu amigo! Obrigado por ter vindo degustar de meu trabalho! Cazuza foi sem duvida alguma um grande poeta. Abração
ExcluirJá comentei mais acima, mas o que disse foi genérico.
ResponderExcluirAcerca deste texto, às vezes é preciso fazer um balanço do "ontem" e reconhecer aquilo que foi bom e menos bom, para que o hoje tenha em conta isso e se desenhe melhor.
Gostei muito do texto, que é muito poético e excelente.
Bom fim de semana, caro Beto.
Um abraço.
Oi Jaime, sempre será um prazer te-lo por aqui. Obrigado por mais essa gentileza! A respeito do texto, é exato o seu pensamento...fazer um balanço , e tentar tirar proveito das experiencias.... Não repetir as ruins, e buscar acertar sempre! Bom fim de semana. Grande abraço>
ExcluirFazendo uma visita Beto. Um excelente texto, sua prosa poética está cada vez mais reflexiva e sensível. bjssssss
ResponderExcluirNos dejas una exquisita reflexión, humana y poética
ResponderExcluir¡Que delicia de prosa que nos habla del ayer!... ¡Y no me canso de leer porque me encanta! Un repaso al pasado que todos/as deberíamos hacer.
Siempre es bueno echar una mirada aquello que hemos dejado en la maleta cerrada con candado, quizá nos haga falta revisar alguna cosa... Para seguir adelante sin tropezar con un pedrusco que nos lastime.
Corregir lo incorrecto y abrazar lo bien hecho.
Bueno Beto, no tengo palabras para decirte lo agradable que es leerte. Un aplauso prolongado por tu buen hacer
Sabes, entre tus letras encuentro muchas en español nos son un brasilero cerrado como otras en otros blogs que leo; lo cual a veces hay que aplicarse un poco para entenderlas.
Te dejo un beso, mi gratitud y mi estima.
Ten un placentero fin de semana.